sexta-feira, 10 de julho de 2009

Surtos noturnos psicóticos de prolixidade virtual

Por que pessoas como eu simplesmente não deitam e dormem? Milhares de idéias me pertubam e tudo graças a reunião da qual participei no dia 09/07 na prefeitura de Canoas. Tratou-se da 3ª Reunião Preparatória do Projeto Palco Popular, que vai contemplar centenas de artistas locais com incentivo a mostra de seus trabalhos.

Dezenas de questões relevantes foram pautadas na reunião e ainda estão se debatendo dentro da minha cabeça nesse instante (valeu, seu Gilberto! eu nem queria dormir mesmo): diversidade cultural, espaços para artistas, relevância de apoio financeiro para os grupos e artistas, entre outros temas.

A música é sem dúvida a atividade artistica mais difundida e com mais visibilidade na nossa cidade de Canoas e creio em tantas outras mundo afora. É fácil perceber isso se você perguntar às pessoas na rua em quantos shows elas foram e a quantas exposições de artistas plasticos elas já foram. Isso se expressa de forma muito clara na quantidade de artistas de cada segmento interessados em participar do projeto Palco Popular.

Mas enfim, na reunião foram levantados pontos importantes, como a convergência de estilos musicais diferentes em um mesmo espaço e de que isso não funciona e coisas assim. Tenho que concordar em parte com essa opinião, porém, devemos ver qual espaço estamos falando antes de tirar qualquer conclusão. 

Se promovo uma festa ou festival em um bar, pub, centro cultural ou coisa que valha e nesse evento reuno grupos ou artistas, vou tomar o cuidado de que pertençam ao mesmo segmento por motivos obvios (divulgação, público-alvo, etc.), porém, esse não é o caso do projeto Palco Popular. Mas afinal, qual é o caso desse projeto afinal?

O Palco Popular se realizará em praças da cidade, ao longo de 49 sábados e tem a pretensão de levar as diferentes culturas aos diferentes públicos em praças, o mais democrático dos espaços! Na praça se encontra desde moradores de rua até a socialite que levou o cachorro pra passear! Assim, acredito que seja o melhor lugar para não se prender aos rótulos e estereótipos e ser apenas aquilo que nos une: artistas em busca de espaço.

Frase do dia: "Só gostaria de responder ao que o seu Gilberto disse."